Monday, June 14, 2010

Nothing Personal












Para uma estreia na realização o mínimo que se pode dizer é que dificilmente poderia ter sido uma estreia mais auspiciosa.
Um poema filmado repleto de sensibilidade, subtileza e de amor expresso na sua forma mais simples e singela ...
As paisagens Irlandesas quase por si só seriam um óptimo pretexto para ir ver este filme, mas torna-se apenas em mais um pretexto face a todos as mais valias que esta viagem cinematográfica oferece.

Nada Pessoal
Título original: Nothing Personal
De: Urszula Antoniak
Com: Lotte Verbeek, Stephen Rea
Género: Drama
Classificacao: M/12

HOL/IRL, 2009, Cores, 85 min.

Uma jovem (Lotte Verbeek), após uma separação dolorosa, decide deixar toda a sua vida para trás e andar sem rumo, em busca de silêncio e paz. Depois de algum tempo a deambular sozinha pelas paisagens da Connemara, no Oeste da Irlanda, ela acaba por encontrar uma casa isolada numa pequena ilha onde vive Martin (Stephen Rea), um homem de meia-idade que, tal como ela, também ama a natureza e a solidão. Martin propõe-lhe trabalho em troca de comida e é assim que, dia após dia, sem quase necessitarem de palavras, nasce entre eles uma ligação profunda, de mútua compreensão e cumplicidade.
Vencedor de cinco importantes prémios no Festival Internacional de Cinema de Locarno (entre os quais o de melhor interpretação feminina, melhor obra e o prémio da crítica), é um filme sobre a necessidade de liberdade e de solidão, realizado por Urszula Antoniak.

http://cinecartaz.publico.clix.pt/filme.asp?id=257776


Sunday, June 06, 2010

imagem do dia - ar campestre

Museu Municipal de Penafiel

Sem dúvida um dos melhores exemplos de investimento no património cultural, histórico e cultural em Portugal, um museu que sem qualquer dúvida é "obrigatório" visitar ...
Um museu que não se limita a ser um depositário de peças mas um museu vivo em que cada esquina é uma aprendizagem sobre o nosso património histórico, etnográfico, ambiental ...
Os penafidelenses têm muitos motivos para sentir orgulho no seu museu. Os portugueses também, porque em Portugal também há (e felizmente não são assim tão pouco) exemplos inspiradores.
Um reparo no entanto: um museu assim certamente merecia um site próprio na web e com uma qualidade à imagem do próprio museu. Ainda assim, aqui fica mais informação:

http://www.cm-penafiel.pt/VSD/Penafiel/vPT/Publica/AccaoMunicipal/MuseuMunicipal/