Sunday, April 08, 2012

Shame - Vergonha

Depois da uma excelente estreia com o filme “choque” “Fome”, Steve McQueen volta a estar ao mais alto nível ao realizar este “Shame”. Um filme sobre muita coisa mas essencialmente em torno dos imensos vazios que se erguem no interior dos seres humanos modernos … a constante fuga para lado nenhum e a procura de uma constante gratificação ilusória … sem dúvida a ver …


Vergonha

Título original: Shame
De:Steve McQueen
Com:Michael Fassbender, Carey Mulligan, James Badge Dale
Género:Drama
Classificação:M/18
Outros dados: GB, 2012, Cores, 101 min.
Links: http://www.foxsearchlight.com/shame/

Aos trinta e poucos anos, Brandon (Michael Fassbender) é um bem-sucedido irlandês com um cargo de topo numa grande empresa de Nova Iorque. A viver sozinho num pequeno apartamento, tem a vida controlada ao milímetro. Porém, por trás de uma máscara de autocontenção, está um homem a viver no limite. Numa luta constante entre um medo incontrolável de intimidade e uma ânsia de sexo, ele vive de encontros ocasionais com estranhos. Até Sissy (Carey Mulligan), a sua irmã mais nova, aparecer sem pré-aviso e instalar-se no seu apartamento. Brandon perde então todo o controlo sobre a sua vida e a sua sexualidade.
Quatro anos depois do êxito do filme "Fome" (também com Fassbender como protagonista), Steve McQueen regressa ao tema da liberdade, desta vez focando o vício enquanto prisão da própria mente. Nomeado para Leão de Ouro na edição de 2011 do Festival de Veneza, arrebatou o prémio FIPRESCI - Prémio da Crítica Internacional. PÚBLICO

http://cinecartaz.publico.pt/Filme/299786_vergonha

PÚBLICO