Showing posts with label pensamento. Show all posts
Showing posts with label pensamento. Show all posts

Sunday, October 21, 2012

Walden ou a Vida nos Bosques



Não são assim tantos os livros que podemos considerar “absolutamente indispensáveis” …
Walden ou a Vida nos Bosques, de Henry D. Thoreau, um figura certamente incontornável no pensamento ecológico (e não só), é por certo um deles.
Uma profunda reflexão sobre a sociedade industrial (de então, muito longe ainda de escala globalizada e tão intensa como a de hoje) e que nos deveria fazer a todos parar para reflectir … leitura mais que aconselhada, leitura mais que “obrigatória”, ou não tivesse a chancela da Antígona, talvez uma das poucas (ao que sei) editoras independentes que ainda resistem.

Monday, September 26, 2011

a vida ao vento









A vida está impregnada de uma imprescrutável sincronia em todos os espasmos daquela aleatoriedade aparente que define este ou aquele rumo. Um ligeiro sopro de vento em uma outra direcção e faria-se matéria uma das outras mil e uma possibilidades que vagueiam na sombra do efémero concreto que plasma nossas vidas.

Sunday, July 24, 2011

estado de desemprego










o teu olhar despido de esperança

o teu coração turvo na andança

do tempo que se fez para ti ruim

um pai com o filho de estômago vazio

é a maior humilhação

que uma só alma pode conter

e no entretanto eles comem caviar

esses bichos humanos tornados monstros

e por sinal senhores …

Tuesday, February 09, 2010

pensamento do dia - saber levantar

O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. A honra não consiste em nunca cair, mas em se levantar cada vez que se cai

Sunday, January 24, 2010

pensamento do dia - touradas



se tourada é cultura então canibalismo é gastronomia

Friday, September 18, 2009

perfeição



"Eu amo este mundo, porque é um mundo imperfeito. Um mundo que pode crescer por ser imperfeito - se fosse perfeito estaria morto. O crescimento é uma possibilidade onde há imperfeição. A perfeição implica parar completamente, a perfeição implica a morte absoluta, da qual não há retorno possível. Gostaria de lhe relembrar que sou imperfeito, que o Universo é imperfeito e que a minha mensagem se destina a difundir o amor por toda essa imperfeição"

Osho, em "O Livro do Ego"

Monday, July 20, 2009

19. Innocence

Zen says that if you drop knowledge - and within knowledge everything is included; your name, your identity, everything, because this has been given to you by others - if you drop all that has been given by others, you will have a totally different quality to your being: innocence. This will be a crucifixion of the persona, the personality, and there will be a resurrection of your innocence. You will become a child again, reborn.

Osho Dang Dang Doko Dang Chapter 7

Commentary:

The old man in this card radiates a childlike delight in the world. There is a sense of grace surrounding him, as if he is at home with himself and with what life has brought. He seems to be having a playful communication with the praying mantis on his finger, as if the two of them are the greatest friends. The pink flowers cascading around him represent a time of letting go, relaxation and sweetness. They are a response to his presence, a reflection of his own qualities.

The innocence that comes from a deep experience of life is childlike, but not childish. The innocence of children is beautiful, but ignorant. It will be replaced by mistrust and doubt as the child grows and learns that the world can be a dangerous and threatening place. But the innocence of a life lived fully has a quality of wisdom and acceptance of the ever-changing wonder of life.


Pensamento do Dia

uma viagem de milhares de kms começa com um simples paço

Tuesday, February 17, 2009

crise ou simplesmente mudança?

"Não pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.
Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar "superado".
Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções.
A verdadeira crise é a crise da incompetência.
O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um.
Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo.
Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la".

Albert Einstein