Tuesday, May 04, 2010

Fantasia Lusitana












Uma valiosa reflexão sobre o Portugal salazarento. Uma verdadeira instrospecção sociológica em tempos da II Grande Guerra Mundial da qual se dizia salazar no ter “salvado”, curiosamente não muitos anos antes de mergulhar o país numa Guerra Colonial sangrenta que lançou ainda mais na pobreza um país de sí já pobre e ceifou quase toda uma geração.

Fantasia Lusitana
Título original: Fantasia Lusitana
De: João Canijo
Género: Drama
Classificacao: M/12
POR, 2010, Cores,

Um documento com imagens de arquivo e testemunhos de alguns dos milhares de refugiados que, na década de 40, durante a fuga da Europa nazi, usaram Portugal como ponto de passagem. João Canijo faz uma análise sociológica de um país que se recusou a admitir o que se passava no resto do continente, vivendo numa espécie de fantasia e isolamento moral, como se nada lhe dissesse respeito. Integra ainda textos de Alfred Döblin, Erika Mann e Antoine de Saint-Exupéry, lidos pelas vozes dos actores Hanna Schygulla, Rudiger Vogler e Christian Patey.
Este é um documentário sobre, segundo as próprias palavras do realizador, "os dois níveis de realidade em Portugal, o mundo em guerra e a fantasia do país neutral, o mito criado por Salazar".
Filme de Abertura do festival IndieLisboa''10.

http://cinecartaz.publico.clix.pt/filme.asp?id=253395
PÚBLICO

entrevista a João Canijo, o realizador:
http://ipsilon.publico.pt/cinema/texto.aspx?id=255087

No comments: