Sunday, December 23, 2007

(re)Nascimento



Não sei bem como é que se descreve o acontecimento mais importante, incrível e especial da vida de alguém mas aqui vai:

No dia 18 de Dezembro, 3ªfeira, às 9h10 da manhã nasceu o Pedrinho Emanuel, meu filhote e da Cris.

Na minha modesta opinião é um bébé simplesmente deslumbrante ...

Neste momento não há de facto muitas palavras que possam ajudar a exprimir minimamente o que está a ser e significa ser Pai deste menino ...

O trabalho de parto foi um pouquito longo, mas é mesmo assim, a Natureza tem os seus próprios ritmos e cadências, que é preciso respeitar. E foi isso mesmo: um parto como infelizmente ainda muito poucos são: Natural, fluído e no seu próprio ritmo.

A Cris foi verdadeiramente excepcional. A sua determinação e força para trazer o nosso Bébé ao mundo conseguiram ultrapassar as naturais dificuldades de tal momento, e são a mais fecunda demonstração de Amor da Mãe por sua cria, naquilo que é um singelo acto de Amor e sabedoria ancestral, tantas vezes esquecido ou desperdiçado. É incrível como tantas e tantas mulheres confiam tão pouco em si mesmas …

Foi heroína, para mim a mais genuína heroína, de um momento em que a Luz derramou em sua mais profunda fecundidade Amor no coração de um simples Homem mortal como eu.

Um parto capaz de me fazer resplandecer de orgulho. Um parto assim muito graças à ajuda do Enfermeiro António, cuja missão ímpar em Portugal tem sido a de ajudar a devolver ao parto, à Mãe e ao Bébé a sua relação com a Natureza – nascimento e crescimento – mais pura e sagrada. Sobretudo nesse momento tão divino e, ao mesmo tempo, Natural que é o do próprio parto. E antes de aprender um pouco sobre o assunto não imaginava o quanto longe os partos institucionalizados e convencionais estão disso, a anos luz.

Contra ventos e marés, contra dogmas e ignorância, contra tecnocentrismos e marketing científico, pelo parto, pela Mulher, pelo Bébé e sobretudo pela dignidade e inocência da vida, sinto-me imensamente grato pelo Enf. António ter surgido em nosso caminho no exacto momento em que o buscamos. Como é generoso e encadeado na mais sublime plenitude o Universo!

Resumindo, sinto-me imensamente grato e feliz por esta dádiva tão infinitamente generosa. Por este ser tão repleto de Luz e Amor que tenho a imensa honra (infinita como o Oceano) de ser Pai, em tudo o que isso signifique, em tudo o que isso possa significar, em tudo o que terei sem dúvida o privilégio de aprender.

Obrigado e todos e todas que contribuíram ao longo desta gravidez e já agora ao longo de minha própria vida para que pudesse ter tido o privilégio de vivenciar esta experiência, obrigada por todo o apoio, amizade, carinho e palavras de ânimo. Experiência que encerra em si mesma o final de um ciclo, mas que implica o início de toda uma enorme aventura existencial. Ser Pai é talvez uma das melhores coisas do mundo, especialmente quando se tem um filho tão excepcionalmente belo como eu ;O)

Muita Paz, Amor e Gratidão

Abraços e Beijinhos de Luz

Pedro Jorge


Mais sobre o Parto Natural e Humanizado:


http://nasceremcasa.blogspot.com/


http://www.humpar.org/


http://www.partohumanizado.com.br/


http://www.bionascimento.com/



http://www.amigasdoparto.org.br/2007/index.php?option=com_content&task=view&id=303&Itemid=53


vídeos


http://www.humpar.org/noticia_rtp_21jan2007.htm


http://www.humpar.org/noticia_sic_21&22jan2007.htm

Monday, December 10, 2007

imagem do dia - instante Atlântico


instante Atlântico

por Sérgio