26 de Novembro, Dia Sem Compras
Um dia de reflexão sobre as consequências éticas e ambientais do consumo.
Os países ricos – que correspondem apenas a 20% da população - são culpados de consumirem 80% dos recursos naturais do planeta, causando elevados estragos ambientais e uma injusta distribuição da riqueza. Num mundo em que o consumismo nos consome, cabe a todos a tarefa de promoção do consumo responsável. Repensar a forma como os países industrializados utilizam abusivamente os recursos naturais e as suas consequências para os países mais pobres é cada vez mais urgente.
O "Dia Sem Compras" não pretende fazer a apologia da regresso à idade da pedra nem que todos os dias sejam dias sem consumo. O "Dia Sem Compras" quer sim lançar reflexões que possam alterar os padrões de consumo em todos os dias do ano. Consumir menos, informarmo-nos sobre a origem dos produtos, empenharmo-nos na reciclagem e reutilização das embalagens e pressionar as grandes empresas a co-responsabilizarem-se pelos impactes provocados são tarefas urgentes e necessárias. Os consumidores têm aqui um papel fundamental e podem realmente fazer a diferença.
O GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental associou-se a este dia e promoveu um conjunto de acções em torno desta celebração em Lisboa e no Porto.
Check it out (
http://gaia.org.pt/semcompras/