Tuesday, February 27, 2007

mãos na Terra


Há certamente gestos que são, sem dúvida alguma, tão “poderosos” por si mesmos, imbuídos de uma tal carga simbólica, que, de facto, valem bem mais do que mil palavras. Acções que prevalecem bem além do alcance das palavras, sem prejuízo da enorme importância que estas possam ter.

No dia 11 de Fevereiro fomos para os lados de Gois, nas imediações da Serra da Lousã, ajudar os voluntários e activistas da associação Lousitânea no estupendo trabalho que têm vindo a desenvolver de plantação de espécie de árvores nativas, encontrando-se algumas delas até bastante ameaçadas, nalguns casos próximas da extinção, como é o cado do Teixo.

Foi um sentimento muito especial (é o mínimo que posso dizer). Algo que não se pode explicar ... sinto que as árvores são “seres” nobres, quase míticas ... seres imbuídos de espírito e gentis dádivas da Terra aos restantes habitantes ...

Quando for grande quero plantar árvores, muitassssssssssssssss ... cono na história de Elzéard Bouffier, com que fomos presenteados. Vou tirar cópias dessa história (sem querer piratear muito os autores originais do livro) e oferecer a quem for capaz de ser “tocado” por tão enriquecedora história ...


2 comments:

Cristina Gomes said...

E eu quero ir plantá-las contigo!!
Fazemos assim, tu cavas o buraco e eu coloco as árvores!!

Combinado? ;o)

PJP said...

ai, ai, eu é que fico com o trabalho todo, né? ;OP

mas prontos, tá bem, e depois ainda faço um chichizinho que é para a árvorezinha crescer muito rica em nitratos, tá combinaduu caraguu ;O)