Thursday, June 28, 2007

Iklimler / Climates


impressões da mais recente incursão cinematográfica ...

creio que gostei, talvez até bastante, deste filme ... sobretudo talvez pelas deambulações do realizor no reino de todas as coisas que se dizem pelo silêncio ... que se insinuam pela sua subtileza ... gostei, mas nem é isso que importa creio ;O)

os retratos que surgem da Turquia são também um suculento nectar para quem, como eu, padece de um enorme desidrato pelas viagens mundo fora e mundo dentro ...

a ver sem dúvida

Climas

Título original: Iklimler / Climates

De: Nuri Bilge Ceylan

Com: Ebru Ceylan, Nuri Bilge Ceylan, Nazan Kirilmis

Estúdios: NBC Productions

FRA/Turquia, 2006, Cores, 101 min.

Isa e Bahar são duas figuras solitárias arrastadas pelo seu clima interior eternamente em mudança. E em perseguição de uma felicidade que já não lhes pertence. "Climas", Prémio da Crítica Internacional em Cannes, é a quarta longa-metragem de Nuri Bilge Ceylan e conta a história de uma ruptura sentimental, ao sabor das estações, a história de um canalha, que se inscreve na tradição de Bergman e Antonioni. O filme é protagonizado pelo próprio realizador e pela mulher, Ebru Ceylan.

PUBLICO.PT

2 comments:

Cristina Gomes said...

A sorte é que tu tens uma sensibilidade incrível! ;o)

PJP said...

acho que é bem menor que a tua, mas é mesmo assim, por vezes a sensibilidade não é menor ou maior, é simplesmente diferente ;O)
gostei mesmo do filme, acho que a sensibilidade do realizador estava de alguma forma em sintonia com a minha, ou pelo menos acho que percebi um pouquinho do que talvez ele pretendesse com este trabalho ;O)