Wednesday, August 24, 2005

A Alquimia da Dor















A Alquimia da Dor - Tsering Paldrön

eu consumo, tu consomes, nós consumimo-nos …

“As prioridades da maioria das pessoas são de natureza material e imediata, e destinam-se a proporcionar-lhes bem-estar a curto prazo. Por conseguinte, qualquer obstáculo que impeça esse bem-estar deixa-as perplexas e desarmadas. Hoje o que vale é o “curto prazo” e o “para mim”. É difícil – embora talvez ainda não tenhamos visto tudo – imaginar algo mais tacanho. Uma perspectiva tão acanhada e medíocre não permite abarcar a maior parte daquilo que nos acontece. Ora o ser humano precisa de poder interpretar o que lhe acontece, sobretudo se for desagradável.

Considero, por isso, que uma das principais fontes de sofrimento do mundo moderno nasce da mediocridade da nossa visão do mundo. Privados da espiritualidade e de valores humanos, somos presas fáceis do consumismo. Catequizados pela publicidade, doutrinados pelos meios de comunicação social, com uma cultura de fait-divers e heróis de mundo VIP, a obtenção de bens materiais sob todas as formas possíveis e imagináveis e o prazer superficial a curto prazo tornaram-se os principais valores e prioridades das nossas vidas.”

A Alquimia da Dor ensina a importância de conhecer em que consiste o sofrimento e quais as suas causas, e de saber conviver com ele, para o podermos transformar e transcender. Com um estilo cativante e caloroso, a autora demonstra como esta transformação do sofrimento equivale a uma transformação de nós próprios e da nossa visão do mundo, no sentido da descoberta de uma felicidade e de uma serenidade mais autênticas.´

Devo-me ausentar por uns instantes e levo comigo este livro, naquilo que poderia designar quase como livro de férias, mas talvez não cheguem bem a ser férias. Férias ou não, o livro não podia ser mais vital, toda a sabedoria nele transcrita de forma tão primordial …não haveria outra forma tão perfeita de dizer "até já"

No comments: